A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou este sábado que a Europa “deve sair por cima” do Brexit, lançando os projetos que pensava condenados a um veto britânico e melhorando a comunicação.

Numa conferência económica em Aix-en-Provence, no sul de França, Lagarde referiu-se a “tantas coisas que uma e outra vez os comissários europeus diziam que não podiam ser feitas por causa dos britânicos”, para defender que esses projetos devem ser empreendidos quando o Reino Unido deixar de estar “sentado à mesma mesa”.

“Isso seria um verdadeiro projeto para estimular” a construção europeia, disse, acrescentando que para a economia mundial é “fundamental que os europeus decidam sair por cima do Brexit”.

A diretora do FMI frisou por outro lado a importância de a União Europeia melhorar a comunicação.

“É preciso evidentemente trabalhar a realidade económica, mas também imperativamente ocupar-se das perceções”, disse. “Se há um enorme fosso entre as perceções dos povos e a realidade, há um problema real de comunicação”, acrescentou.

Lagarde afirmou que, apesar de tudo, a saída do Reino Unido da UE está “entre aspas”, uma vez que até que Londres acione o artigo 50º que dá início ao prazo de dois anos de negociações, “tudo — as suas obrigações, as suas contribuições financeiras” continuam iguais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR