O ex-cozinheiro de uma empresa mineira de capitais chineses no centro de Moçambique foi detido por suspeita de furto de 11 quilos de ouro e mais de 240 mil meticais (3,3 mil euros), disse à Lusa fonte policial.

Leonardo Colher, chefe das relações públicas no comando provincial da Polícia de Manica, disse que o homem, um antigo cozinheiro da empresa Lean-Tesal Mining Penhalonga, aproveitou-se do conhecimento dos escritórios da empresa para subtrair aqueles bens.

“O cozinheiro já havia sido expulso da empresa por outras infrações similares, mas continuou na área de exploração. Aproveitando-se de uma ocasião, porque ele conhecia o lugar onde era guardado o cofre com dinheiro e ouro, roubou a empresa durante o fim de semana”, precisou Leonardo Colher, adiantando que o suspeito arrombou a porta do escritório, no distrito de Manica e província do mesmo nome, para se introduzir no interior.

Ainda segundo o responsável, a Polícia foi acionada horas depois do incidente, tendo investigado algumas pistas que acabaram na detenção do ex-cozinheiro, que ainda não tinha usado o produto do roubo.

“A Polícia recuperou na totalidade os 11 quilos de ouro e os 240.142 meticais roubados à empresa pelo ex-cozinheiro”, assegurou Leonardo Colher, acrescentando que o suspeito foi detido pela polícia fora da área mineira onde a empresa explora ouro naquela região fronteiriça.

Este género de crime é raro, segundo a polícia, numa região transfronteiriça fértil em recursos naturais e onde ocorrem em simultâneo explorações legais e ilegais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR