Muitas pessoas pensam em enriquecer através do sorteio do Euromilhões, de outro jogo de sorte e azar, de uma herança familiar, ou com a recolha de dividendos de um investimento bem-sucedido. Mas há outra forma de ganhar (muito) dinheiro: a trabalhar. Para poder ter um salário generoso é preciso que faça uma boa decisão quanto à carreira a seguir. Se ainda não escolheu o rumo profissional ou está a pensar mudar de emprego, pode optar por uma das 11 profissões mais bem pagas (ou que podem vir a sê-lo), segundo o site AOL Finance.

Banqueiro de investimento

Um banqueiro de investimento desempenha várias funções — como negociar financiamento para as empresas através de empréstimos e angariar investidores através da venda de ações, por exemplo — com o objetivo de desenvolver novos negócios. Para escolher esta profissão deve ter formação de base em matemática, gestão ou economia. É uma profissão que requer uma personalidade meticulosa e com capacidade de trabalhar longas horas. O salário anual pode chegar aos 295 mil dólares (cerca de 265 mil euros).

Ator

Nem todos os que escolhem esta profissão chegam ao sucesso e ao estrelato mundial. Mas aqueles que têm a sorte e o talento para chegar a cabeça de cartaz de um filme de Hollywood podem ganhar 80 mil dólares (cerca de 72 mil euros, um valor para um ator ou atriz pouco conhecidos) por filme — que correspondem a três ou quatro meses de trabalho — ou até mais, muito mais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Escritor

Quando a maioria das pessoas pensa em profissões com salários milionários, muitos não pensam em alguém que viva da escrita. No entanto, se escrever um livro que se torne num best-seller e entra na lista dos mais vendidos, pode ganhar muito dinheiro com os direitos de autor. E não precisa de escrever apenas livros: pode publicar crónicas ou outros textos em jornais e revistas e também ganhar por isso. Pode chegar a ganhar cerca de 60 mil dólares (cerca de 54 mil dólares) por ano.

Atleta profissional

Os desportistas de alta competição, em especial, os de algumas modalidades como o futebol, o futebol americano ou o basquetebol nos EUA são muito bem pagos. No entanto, é preciso não esquecer que, para chegar aos escalões mais elevados da competição, é preciso muito empenho e dedicação. O salário pode chegar aos 10 milhões de dólares (cerca do 9 milhões de euros) por ano mas são profissões de curta duração e desgaste rápido.

Empreendedor

Se tiver uma boa ideia de negócio pode lançar uma empresa e vir a ter muito dinheiro. Para ser empreendedor é preciso conhecer a área onde se quer lançar e também reunir o dinheiro necessário para começar. É importante não esquecer que nem todas as ideias são bem-sucedidas e que é preciso ser muito perseverante. Se tudo correr bem, pode esperar receber um salário médio de 170 mil dólares (cerca de 150 mil dólares) por ano.

Advogado

Para exercer advocacia precisa de estudar direito e passar no exame de admissão à Ordem dos Advogados. Dependendo da área do direito em que se especializar pode vir a ter um salário bastante elevado, sobretudo nas áreas ligadas ao direito empresarial e patrimonial. Um advogado pode chegar a ganhar 155 mil dólares (cerca de 140 mil euros) por ano, ou até mais.

Controlador de tráfego aéreo

É uma profissão que precisa de formação de base na área da matemática. Para além disso, exige vários anos de formação técnica certificada. Um candidato a controlador de tráfego aéreo tem de ser alguém atento aos detalhes e com elevada capacidade de concentração. É um emprego para o qual é necessário trabalhar por turnos e também implica desgaste rápido. O salário pode chegar aos 122 mil dólares (cerca de 110 mil euros) anuais.

Contabilista certificado

Para ser contabilista certificado pela Ordem dos Técnicos de Contas, para além da formação de base em Contabilidade, Gestão, Economia, Ciências Empresariais ou Fiscalidade precisa de solicitar a admissão à ordem. Pode trabalhar em empresas ou até montar o seu próprio escritório. Um contabilista certificado pode receber até 92 mil dólares (cerca de 82 mil euros) por ano.

Agente imobiliário

Um agente imobiliário pode vir a ganhar muito dinheiro em comissões e prémios, sobretudo se tiver capacidade para angariar imóveis compatíveis com as preferências dos potenciais clientes e se tiver bons argumentos de venda. Por regra, um vendedor imobiliário ganha um salário composto por uma parte fixa e outra que depende das comissões, que pode chegar aos 222 mil dólares anuais (cerca de 200 mil euros), dependo do número de imóveis que vende.

Mediador de seguros

Outra profissão cujo salário depende de prémios e comissões é a de mediador de seguros. Pode trabalhar numa grande seguradora ou até estabelecer-se por conta própria como angariador de contratos de seguros — de vida, automóvel ou outro ramo. O salário anual de um mediador de seguros com boa performance de venda de apólices pode chegar aos 105 mil dólares por ano (cerca de 95 mil euros).

Presidente-executivo de uma empresa

Por regra, o salário mais elevado de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer), ou seja, o presidente-executivo. É a pessoa que tem um dos cargos de maior responsabilidade, que pode ou não acumular a posição com a propriedade da empresa (normalmente, apenas de uma parte das ações da mesma). É o administrador responsável pela gestão e reporta ao conselho de administração (composto pelos restantes acionistas). É um trabalho que necessita de capacidades de liderança, de espírito empreendedor e muita dedicação. O salário depende da dimensão da empresa, mas pode chegar aos 745 mil dólares por ano (cerca de 680 mil euros).