Enveredando por um caminho um pouco diferente do encetado por grande parte da concorrência, o fabricante automóvel de Munique acaba de anunciar a união de esforços com os gigantes tecnológicos Intel e Mobileye, com vista ao lançamento no mercado de um automóvel capaz de deslocar-se sem a ajuda do condutor, até 2021. Segundo noticia ainda a “Car Advice”, as três empresas vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de “hardware” e “software”, em regime aberto, o qual poderá depois ser partilhado, quer com outros fabricantes automóveis, quer com outras indústrias.

Entretanto, as três partes prometem dar a conhecer, “em breve”, um protótipo de automóvel altamente automatizado, o qual servirá como ponto de partida para uma unidade que deverá iniciar testes, em frotas, já no próximo ano. Ainda segundo a mesma fonte, a cargo da Intel estará o fornecimento de toda a tecnologia ligada aos processadores, ao passo que a Mobileye será responsável pelas questões da recolha e processamento da imagem, assim como da inteligência artificial. Já a BMW, estará responsável pelo desenho da arquitectura do veículo.

A marca da hélice já havia anunciado, no passado mês de Maio, a intenção de apresentar um veículo de condução autónoma, a que deu o nome de iNext e cuja comercialização deveria arrancar até 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR