A polémica sobre a idade de Renato Sanches não é nova, mas voltou a estar na ordem do dia com as declarações de Guy Roux, antigo jogador e treinador francês, conhecido por treinar o Auxerre durante mais de 40 anos.

“[Renato] diz que tem 19 anos, mas acho que deve olhar para o seu passado. A data de nascimento foi declarada alguns anos depois, portanto a data é completamente arbitrária. Acho que ele tem 23 ou 24 anos. Mas ele é muito bom”, disse Guy Roux.

O jogador do Benfica vai processar o antigo treinador francês e irá mover processos relativamente a todas as suspeitas sobre a sua idade. A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que cita uma fonte próxima de Renato Sanches.

Renato tem mesmo 18 anos

Um vídeo que mostra Renato Sanches quando era jogador das camadas mais jovens do Benfica está a ser divulgado como prova de que o craque tem mesmo 18 anos.

O jornal desportivo espanhol Marca partilhou o vídeo e escreveu que “se pode observar a jovem pérola portuguesa a jogar com companheiros e rivais de igual idade e envergadura física”. A publicação destaca ainda que “se por alguma coisa o jogador se destaca nas imagens é pela sua qualidade com a bola nos pés, e não pelo seu aspeto físico”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas, então, quando nasceu Renato Sanches?

Os documentos oficiais indicam que o médio do Benfica nasceu no dia 18 de agosto de 1997, no hospital Amadora-Sintra, tendo, atualmente, 18 anos.

As suspeitas começaram no final do ano passado, quando o antigo candidato à presidência do Sporting Carlos Severino fez estalar a polémica, ao afirmar, num programa de comentário da CMTV, que “Renato Sanches é um excelente jogador, mas está muito vitaminado para a idade”. No programa, Severino disse que “para os 18 anos que dizem que tem apresenta-se com uma boa musculatura”.

Bruno de Carvalho, numa publicação na sua página de Facebook em março deste ano, altura em que o assunto era frequentemente referido, atirou mais achas para a fogueira, dizendo que “1997 já está inserido num período moderno da nossa sociedade e como tal basta publicarem o documento do nascimento do hospital Amadora-Sintra e resolvem a questão de vez”.

Um artigo do portal Goal publicado esta quarta-feira diz que “o responsável por criar um debate público sobre Sanches foi o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho”, referindo-se à tal publicação do Facebook. Esse artigo já fez o Sporting emitir um comunicado, em que explica que Bruno Carvalho “não gostava de ver um atleta, a quem muitos jornalistas e comentadores na comunicação social questionavam a idade, e que por isso o Benfica deveria acabar com essa especulação apresentando a sua certidão de nascimento”.

Renato foi registado cinco anos depois de nascer?

Também em março deste ano, o Jornal de Notícias publicou uma notícia em que garantiu que Renato Sanches apenas foi registado cinco anos depois do seu nascimento. O motivo do atraso? A separação dos pais, cinco meses depois de Renato ter nascido. Uma fonte oficial do Benfica chegou a confirmar ao JN que, de facto, o registo aconteceu apenas em 2002, e justificou-o com a separação dos pais do jogador.

Esta “falha temporal”, como lhe chama o jornal, não desacredita, porém, os 18 anos de idade de Sanches.

“Eu cresci em Portugal, estou há 10 anos no Benfica, como é que eu vou ter 25 anos?”, disse Renato numa entrevista à revista Sábado, acrescentando: “Não tem lógica aquilo que algumas pessoas falam”.

“Todos nós temos redes sociais e temos televisões em casa, e ouvimos aquilo diariamente”, explicou o jogador. “Acho que veem aquilo, pensam e refletem naquilo”, afirmou, admitindo: “Se me fartou os comentários? Fartou, claro”.