E se lhe saísse o Euromilhões? Muitos sonham com casas e carros de luxo, viagens em 1.ª classe para destinos exóticos, hotéis de cinco estrelas e as refeições e bebidas mais caras que o dinheiro pode comprar. Mas não é assim a vida de alguns dos mais ricos do mundo. Surpreendentemente, são vários os que têm hábitos modestos, conta o site AOL.

Mark Zuckerberg

O armário do CEO da Facebook é tudo menos extravagante, ou não andasse sempre vestido com t-shirts cinzentas, mas não é só na roupa que Zuckerberg poupa. Aparentemente, também não investe grandes quantias em transportes, já que conduz um Volkswagen Golf GTI.

Charlie Ergen

Ergen é presidente e CEO da Dish Network tem uma fortuna avaliada em 15,2 mil milhões de euros, mas continua a levar uma sandes e um Gatorade para almoçar na empresa. Para controlar para onde o dinheiro da empresa vai, assina pessoalmente todos os cheques de valor superior a 100.000 dólares (90.000 euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Warren Buffett

Tem uma fortuna de 66 mil milhões de dólares (59,4 mil milhões de euros) mas vive na mesma (relativamente pequena) casa desde 1958. Também é poupado no que toca a carros. Manteve o mesmo Cadillac de 2006 durante oito anos. Quando finalmente mudou, para um XTS da mesma marca (que está à venda por cerca de 40 mil euros), mandou a sua filha ao stand porque receava não conseguir um bom negócio, já que é conhecido pela sua fama.

Ingvar Karpman

Fundou a multinacional Ikea e tem uma fortuna de 2,7 mil milhões de euros, mas só voa em companhias low-cost e em classe económica, tem uma casa modesta e recheada com móveis da marca que fundou, anda de transportes públicos e faz compras em feiras de velharias.

Carlos Slim Helú

Foi considerado o homem mais rico do mundo entre 2010 e 2013, a sua fortuna ascende aos 45 mil milhões de euros. Ainda assim. o magnata mexicano vive na mesma casa há 40 anos e nunca comprou imobiliário fora do México. Dispensa o motorista e faz questão de conduzir para todo o lado, ainda que tenha uma equipa de seguranças que o seguem.

T. Boone Pickens

O empresário tem mais de mil milhões de euros, mas não gosta de fazer compras. No entanto, quanto tem mesmo que comprar alguma coisa, investe em produtos de qualidade que durem vários anos. Numa entrevista, confessou que ainda tem (e usa) um par de sapatos que comprou em 1957.

Chuck Feeney

O dono de uma cadeia de lojas duty free é um mãos largas quando ajuda causas de caridade, tendo doado cerca de 6,7 mil milhões de euros em causas humanitárias. No entanto, veste-se de uma maneira que o próprio apelidou de “pobre” e só aos 75 anos, é que foi convencido a voar em primeira classe.

David Chariton

Angariou cerca de 3,2 mil milhões de euros ao ter investido na Google ainda numa fase embrionária do gigante da internet. É professor em Stanford e mantém o mesmo estilo de vida que tinha antes de ter feito uma fortuna. Continua a dar aulas e vive na mesma casa. Conduz um Honda e um Volkswagen Camper e corta o seu próprio cabelo.

Azim Premji

O presidente da empresa de tecnologias Wipro tem uma fortuna de 14,3 mil milhões de euros. Na sua empresa, os trabalhadores são aconselhados a desligar as luzes cada vez que abandonam o seu escritório. O próprio presidente controla a quantidade de rolos de papel higiénico que são usados na empresa.

Amancio Ortega

O dono da Inditex é o segundo homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em 64 mil milhões de euros. Ainda assim, come na cantina da empresa, ao lado dos trabalhadores e prefere cuidar das suas galinhas do que viajar para destinos exóticos.

David Green

O dono de uma cadeia de retrosarias tem cerca de 5,7 mil milhões de euros, mas grande parte do seu dinheiro é doado para a Igreja Envagélica americana. Caso a sua empresa seja vendida, grande parte dos lucros devem ser doados ao grupo religioso. Apenas 10% dos ganhos estão reservados para a saúde e educação da família.

François Henri-Pinault

O milionário arrecadou 10,8 mil milhões de euros com a casa Kering, que gere marcas de luxo como a Gucci, Alexander McQueen, Saint Laurent e Bottega Veneta. Ainda assim, conduz um Lexus Híbrido que custa 46,8 mil euros.

John Caudwell

O fundador da Phones4U percorria 22,5 quilómetros de bicicleta todos os dias para ir trabalhar e compra roupa em lojas pronto-a-vestir, apesar de ter uma fortuna de 2,1 mil milhões de euros.

Steve Ballmer

O ex-CEO da Microsoft tem uma fortuna de 22 mil milhões de euros, mas conduz um Ford Fusion Híbrido que custa (novo) 23.420 euros.

Bill Gates

O fundador da Microsoft usa um relógio de 9 euros (nove), apesar dos seus 69,7 mil milhões de euros. Agora já tem o seu próprio avião, mas durante anos viajou em classe económica. E mesmo sendo dos homens mais ricos do mundo, continua a lavar a loiça (mas porque gosta).