A decisão é sobre o passado e apenas sobre o passado, garantiu esta quinta-feira o comissário para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, sobre a decisão da Comissão de declarar que Portugal não tomou medidas eficazes para reduzir o défice como previsto e abrir assim o processo que pode levar a sanções, mas os comissários ainda vão discutir se Portugal tem de tomar mais medidas ainda este ano, adiantou o seu colega Valdis Dombrovskis.

Mensagem alinhada: a Comissão está a cumprir as regras, é guardiã dos tratados, mas a aplicação das regras não será cega. Os dois comissários responsáveis pelo semestre europeu – o vice-presidente Valdis Dombrovskis e o comissário Pierre Moscovici – foram à sala de imprensa da Comissão Europeia em Bruxelas anunciar e defender a decisão inédita que pode penalizar Portugal e Espanha.

No entanto, e apesar de ambos repetirem na quase exatidão as palavras um do outro, algumas das suas declarações contradizem-se. O comissário para os Assuntos Económicos garantiu que a decisão diz respeito “dizem respeito ao passado e apenas sobre o passado”.

No entanto, a exigência de medidas adicionais para este ano não está posta de parte, como explicou o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, que, questionado diretamente se haveria lugar à exigência de medidas adicionais para este ano tendo em conta os resultados da execução orçamental conhecidas até agora, disse que essa questão ainda vai ser discutida com Portugal (e Espanha).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Comissão terá de ter em conta a argumentação do Governo, que tem 10 dias após o Conselho aprovar a decisão da Comissão de considerara que Portugal não tomou medidas eficazes e, está, por isso a violar o Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Isto acontece porque, para além de eventuais sanções a aplicar sobre as sanções do ano passado, a Comissão Europeia vai ter de recomendar uma nova data limite para Portugal deixar de ter défice excessivo. Essa proposta será acompanhada de uma nova meta do défice e para a redução do défice estrutural, e com essas novas metas podem surgir exigências de novas medidas.

Os comissários referiram ainda várias vezes que a multa a aplicar a Portugal pode ser zero, mas sempre que foram instados a explicar se essa era a inclinação da Comissão, os responsáveis defenderam-se dizendo que estavam apenas a explicar o que os procedimentos permitem.

“Deixe-me tentar ser muito claro: estava a descrever um procedimento. O próximo passo do procedimento não depende de nós. (…) Pode ser zero ou mais”, afirmou Pierre Moscovici.