Já não é novidade para ninguém o enorme sucesso de vendas que tem constituído o Nissan Qashqai, desde o primeiro dia em que chegou ao mercado. Dúvidas houvesse, bastaria olhar em redor, em quase qualquer centro urbano da Europa, para o confirmar.

Ainda assim, a Nissan decidiu comemorar a liderança incontestada do Qashqai no seu segmento, tanto em Portugal como a nível europeu, com uma nova série limitada do seu crossover – a primeira desde que a segunda geração do modelo foi lançada em 2013. Do Qashqai Black Edition serão produzidas somente 1.360 unidades, com Portugal a ter direito a 111 exemplares. Sob o capot está o conhecido motor 1.5 dCi de 110 cv, combinado com a caixa manual de seis velocidades.

Apesar do nome, o Qashqai Black Edition estará disponível em duas cores: o obrigatório preto e o branco pérola. Entre os seus principais elementos diferenciadores contam-se, no exterior, as novas protecções dos pára-choques e, principalmente, as jantes em liga de 19” pintadas de preto fosco. Fazem ainda parte do seu leque de atributos as barras de tejadilho, o tecto panorâmico, as luzes diurnas e os faróis de nevoeiro por LED, e diversos pormenores cromados na carroçaria.

147816_1_5

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Abrindo-se as portas, as soleiras com a inscrição “Black Edition” e a placa numerada serão os elementos que de imediato confirmam a exclusividade do modelo. Quanto ao equipamento, é o mesmo da versão Tekna, incluindo já, de série, elementos como o sistema de infoentretenimento NissanConnect (com ecrã táctil de 7”, mãos-livres Bluetooth e navegação integrada), a câmara de visão 360°, o sistema de estacionamento automático – isto no que aos dispositivos mais tecnológicos diz respeito. Em termos de conforto, o destaque vai para os bancos em pele aquecidos (o do condutor regulável electricamente) e para o ar condicionado automático bizona.

Claro está que a segurança também não foi esquecida. Neste particular, o Qashqai Black Edition oferece o Escudo de Proteção Inteligente (inclui alerta de fadiga do condutor, sistema de monitorização do ângulo morto, detecção de objectos em movimento, alerta de mudança involuntária de faixa de rodagem, leitor de sinais de trânsito, assistente de máximos e sistema anti-colisão frontal), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), “cruise control” com limitador de velocidade, assistente aos arranques em subidas, sensores de luz e de chuva, retrovisor interior electrocromático, sistema de monitorização da pressão dos pneus e fixações ISOFIX.

Por tudo isto, a Nissan pede 33.740€, verba que inclui 3.500€ em equipamento. Já disponível nos concessionários da marca, o Qashqai Black Edition premeia ainda a fidelidade, ao oferecer cinco anos de garantia aos compradores que já sejam clientes da Nissan.