Depende. Se falarmos da seleção principal, segue-se uma estreia. Se falarmos das seleções de Portugal, os rapazes dos sub-19 têm o Campeonato da Europa daquele escalão, que arranca esta segunda-feira. Em agosto, Portugal disputará também os Jogos Olímpicos. Se quisermos acabar este parágrafo com um sorriso mais rasgado, é fácil: é lembrar que os sub-17 foram campeões da Europa há um par de meses.

Comecemos pelos mais jovens. A seleção sub-19 de Portugal está na Alemanha para, entre 11 e 24 de julho, disputar o Europeu. Os portugueses estão inseridos no Grupo A, juntamente com Itália, Áustria e a equipa da casa, os alemães. A estreia de Portugal foi esta segunda-feira, na Arena Mechatronik, em Aspach: 1-1 vs. Áustria. Onde é que já vimos isto?…

Portugal conseguiu o primeiro grande título da sua história, depois de bater os franceses na sua casa, com um golo de Éder. Fernando Santos avisou, mais do que uma vez, que só regressariam dia 11 de julho. Et voilà! Agora, que aquela gente ainda está com as mangas arregaçadas, é tempo de olhar para o que vem aí.

Vem aí o Campeonato do Mundo. Os jogos de apuramento, diga-se. A caminhada começa na Suíça, dia 6 de setembro, junto de muitos emigrantes, a gasolina da equipa na estadia em Marcoussis, durante o Europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal está inserido no Grupo B: Andorra, Hungria, Letónia, Suíça e Ilhas Faroé. Ou seja, há duas equipas que estiveram em França, a disputar o Europeu de futebol. A Suíça portou-se bem e caiu apenas nos penáltis contra a Polónia, nos oitavos-de-final. A Hungria esteve, curiosamente, no mesmo grupo de Portugal. Magiares e portugueses empataram 3-3, no tal jogo em que Cristiano Ronaldo bisou — a Hungria caiu nos “oitavos” vs. Bélgica (0-4). A fase de qualificação para o Mundial na Rússia vai jogar-se até 13 de novembro de 2017, quando Portugal recebe a Letónia na última jornada.

Em 2017 Portugal mete-se em novas andanças. Depois de saber como é ser campeão europeu, os portugueses vão aventurar-se na Taça das Confederações. Esta competição junta os campeões espalhados pelo mundo. Dito isto, vão participar Portugal (campeão europeu), Alemanha (campeã mundial), Austrália (vencedora da Taça da Ásia), Chile (vencedor da Copa América), México (vencedor da Gold Cup) e Nova Zelândia (vencedor da Taça da Oceânia). A Rússia participará também porque vai organizar o torneio. A oitava vaga será preenchida pelo campeão da Taça das Nações Africanas.

Como o Observador já referiu, Portugal será estreante, mas não será o único. Rússia e Chile nunca participaram nesta competição. A Alemanha já participou duas vezes (1999 e 2005), enquanto a Austrália (1997, 2001, 2005) e a Nova Zelândia (1999, 2003, 2009) já a disputaram três vezes. Os mexicanos são os campeões de presenças (6): 1995, 1997, 1999, 2001, 2005, 2013.

Esta competição foi criada em 1992. Curiosamente, as três primeiras edições (1992, 1995, 1997) tiveram lugar na Arábia Saudita. A última foi disputada em 2013, no Brasil. Foi o país do samba que festejou no fim — 3-0 vs. Espanha (Fred-2, Neymar). Os brasileiros são, aliás, a equipa que mais vezes ganhou o troféu (4): 1997, 2005, 2009 e 2013. Seguem-se França (2001, 2003), Argentina (1992), México (1999) e Dinamarca (1995).

Ou seja, uma das duas equipas europeias que já venceram a competição ganhou-a sendo estreante. Os dinamarqueses, já com Michael Laudrup (faltou ao Euro-92), bateram a Argentina de Gabriel Batistuta e Ariel Ortega, no Estádio King Fahd II, em Riade. Laudrup, de penálti, e Rasmussen fizeram os golos.

A Taça das Confederações (17 de junho-2 de julho de 2017) tem o formato antigo, com apenas oito equipas: quatro seleções serão apuradas dos grupos, dando lugar logo às meias-finais. Tal como nos Campeonatos do Mundo, haverá um duelo para decidir o terceiro e quarto lugar. Haverá “alma até Almeida” para este caneco?