O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou hoje, na cerimónia de homenagem aos cinco polícias assassinados em Dallas, que os norte-americanos não estão “tão divididos como parece”.

“Estou aqui para salientar que não estamos tão divididos como parece. Estou aqui para dizer que devemos recusar esse desespero”, afirmou Barack Obama, no início do seu discurso em homenagem aos cinco agentes mortos a semana passada.

O assassínio dos polícias aumentou as já tensas relações raciais no país, depois de na mesma semana dois polícias terem matado dois cidadãos negros.

Reconhecendo que os assassínios em Dallas “mostraram as falhas da democracia” nos Estados Unidos, Barack Obama disse que o país tem feito grandes progressos em questões raciais.

No discurso, o Presidente recordou o “perigo” que a polícia enfrenta diariamente.

“A maioria dos agentes da polícia merece o nosso respeito, não o nosso desdém. Muitas vezes pedimos à polícia que faça imensas coisas e exigimos muito pouco a nós mesmos”, acrescentou.

Barack Obama falava durante a cerimónia multiconfessional de homenagem aos cinco polícias mortos a semana passada em Dallas durante um protesto contra a violência da polícia contra cidadãos afroamericanos.

O Presidente dos Estados esteve acompanhado da mulher Michelle Obama, do vice-Presidente Joe Biden e do antigo chefe de Estado norte-americano, residente na área de Dallas, George W. Bush.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR