Bernie Sanders declarou esta terça-feira que apoia oficialmente Hillary Clinton enquanto candidata democrata às Presidenciais dos Estados Unidos, noticia o jornal britânico The Guardian.

“Vim aqui hoje não para falar do passado, mas para falar do futuro. O futuro será mais influenciado pelo que acontecer no dia 8 de novembro do que qualquer outro evento no mundo. Vim aqui para tornar o mais claro possível porque é que estou a apoiar Hillary Clinton e porque é que ela deve ser a nossa próxima presidente.”

Mas alguns dos apoiantes de Bernie Sanders não se mostraram satisfeitos e abandonaram a sala após o anúncio de apoio, como referiu um enviado do jornal The Boston Globe via Twitter. “Cerca de 30-40 apoiantes de Sanders saíram em fila indiana quando Bernie apoiou Hillary em frente da imprensa.”

https://twitter.com/JamesPindell/status/752887935372972032

O candidato democrata assume-se derrotado perante os resultados da colega do partido, mas felicita-a pelos resultados obtidos e garante que vai fazer tudo para que ela possa assumir a Presidência do país. Se há coisa que Bernie Sanders considera ter aprendido nas viagens pelos vários estados em campanha foi quais as necessidades dos cidadãos americanos. “Não há dúvida na minha cabeça que, à medida que nos encaminhamos para novembro, Hilllary Clinton é, de longe, a melhor candidata [para resolver os problemas que as pessoas enfrentam]”, disse o ex-candidato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Percorremos um longo caminho nos últimos 7,5 anos e agradeço ao Presidente Obama e ao vice-presidente Biden por nos tirarem de uma terrível recessão”, disse Sanders. “Mas acho que todos concordamos que é preciso muito, muito mais. Há muitos americanos que ainda ficam de fora, ficam para trás, são ignorados. Há demasiada pobreza, demasiado desespero.”

Bernie Sanders acredita que Hillary Clinton, ao contrário de candidato republicano, Donald Trump, vai preocupar-se em aumentar o salário mínimo defender os direitos dos trabalhadores. Clinton poderá ainda criar condições para apoiar os direitos das mulheres e da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), para satisfazer as necessidades das minorias e emigrantes, assim como para apostar em políticas ambientais.

A candidata democrata mostrou-se satisfeita com as palavras do colega do partido. “Não posso fazer outra coisa se não declarar que esta eleição será ainda mais agradável porque vamos estar do mesmo lado. Sabem porquê? Porque somos mais fortes juntos.”

Após receber o apoio oficial do senador no seu primeiro ato de campanha conjunto em Portsmouth (Estado de New Hampshire), Clinton agradeceu o apoio de Sanders e reconheceu o seu empenho na campanha ao “criar um movimento que conseguiu motivar os mais jovens do país a envolverem-se na vida política”.

“Obrigado por ter lutado desde sempre contra a injustiça”, disse a antiga secretária de Estado, que assegurou aos apoiantes de Sanders que “terão sempre um lugar na sua mesa” quando se tornar inquilina da Casa Branca.

“A todos vós, que puseram os seus corações e as suas almas na campanha do senador Sanders, obrigado”, reiterou Clinton, que insistiu na importância da campanha de Sanders nos últimos meses.

A ex-secretária de Estado revelou ainda que, durante as últimas semanas, trabalhou com Sanders em projetos “para permitir que a universidade esteja ao alcance de mais pessoas” e para que “todos nos Estados Unidos tenham acesso a bons e exequíveis serviços de saúde”.

“E agora, com a sua ajuda, unimos as forças para derrotar Donald Trump, ganhar em novembro, e sim, juntos, construir um futuro em que todos possamos acreditar”, acrescentou entre aplausos.

Atualizado às 17h20