A Câmara Municipal do Porto anunciou esta terça-feira que o presidente da autarquia, Rui Moreira, vai delegar o pelouro da Economia no vereador independente eleito pela coligação “Porto Forte” (PSD/PPM/MPT) Ricardo Valente.

“A decisão de entregar competências a Ricardo Valente faz com que o executivo de Rui Moreira passe a ter elementos com pelouro eleitos por três candidaturas diferentes: cinco da lista independente ‘Rui Moreira: Porto o Nosso Partido’ (Rui Moreira, Guilhermina Rego, Filipe Araújo, Cristina Pimentel e Manuel Aranha), dois eleitos pelo PS (Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes) e um eleito pela coligação ‘Porto Forte’, que incluía o PSD (Ricardo Valente)”, realça o comunicado da Câmara do Porto.

O mesmo documento, que recordou que a Economia era um pelouro que Moreira detinha desde a eleição em 2013, sublinhou que “sem pelouros atribuídos encontram-se, neste momento, Rui Loza (independente), Carla Sousa (PS), Alberto Amorim Pereira e Ricardo Almeida (Porto Forte) e Pedro Carvalho (CDU)”.

Nascido em 1968, Ricardo Valente, que votou favoravelmente o orçamento de 2016 da câmara, licenciou-se em Economia e é gestor e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Porto Business School.

“Para além da atividade docente, exerceu, desde 1992, a sua atividade profissional na área financeira. Foi fundador da primeira empresa em Portugal vocacionada para a consultoria na área de instrumentos derivados e gestão de risco, foi diretor de uma sociedade corretora, administrador de uma das primeiras corretoras ‘online’ em Portugal, [presidente executivo] de uma sociedade de gestão de patrimónios e posteriormente administrador na área da banca de investimentos”, acrescenta a autarquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR