A presidente da Câmara dos Deputados de Itália, Laura Boldrini, manifestou ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, “repúdio” face à aplicação de “verdadeiras sanções” a Portugal por parte da Comissão Europeia.

Esta posição, segundo fonte oficial do gabinete do presidente da Assembleia da República, foi transmitida a Ferro Rodrigues num telefonema em que Laura Boldrini também deu os parabéns pelo título de campeão europeu de futebol alcançado pela seleção portuguesa no domingo, em Paris.

No plano político, de acordo com a mesma fonte, a presidente da Câmara dos Deputados de Itália, eleita para este cargo por vários partidos de esquerda, “manifestou ao presidente da Assembleia da República a sua oposição e repúdio face à aplicação de quaisquer verdadeiras sanções a Portugal” na sequência do procedimento por défice excessivo aberto pela Comissão Europeia.

Após uma reunião do Eurogrupo na segunda-feira, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) de hoje decidiu hoje que Portugal e Espanha deverão ser alvo de sanções por não terem adotado “medidas eficazes” para corrigirem os défices excessivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR