O presidente do Governo Regional da Madeira disse esta quarta-feira, no Porto Santo, que o afundamento da corveta General Pereira d’Eça se insere na estratégia de diversificação do turismo naquela ilha.

“Queremos diversificar o turismo no Porto Santo para além da praia e este afundamento insere-se nessa estratégia”, afirmou Miguel Albuquerque, pouco depois de ter assistido à operação, conduzida pela Marinha Portuguesa, a bordo do navio patrulha NRP Cacine.

Um minuto e vinte e seis segundos foi quanto se aguentou a corveta Pereira d’Eça à superfície, após terem sido acionados os explosivos, indo depois assentar a 30 metros de profundidade, com o objetivo de criar um recife artificial para a prática de mergulho.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, o socialista Filipe Menezes, destacou, por seu lado, a importância que este segmento assumiu na região, realçando que representa entre 5 a 10% das receitas totais que a ilha arrecada com o setor do turismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O afundamento da corveta é uma mais-valia para a economia local e vai atrair cada vez mais apreciadores de mergulho”, sublinhou.

A General Pereira d’Eça foi afundada ao largo do Porto Santo, numa área de reserva natural integral, pelo que foi completamente limpa e descontaminada para não afetar a vida marinha.

Por outro lado, foram usados explosivos de corte, que não provocam ondas de choque e, como tal, não prejudicam a fauna e flora.

Este é o segundo navio a ser afundado no Porto Santo com o objetivo de criar um recife artificial e potenciar o mergulho, depois do “Madeirense”, em 2000. As embarcações encontram-se a cerca de duas milhas náuticas uma da outra.

“Estamos desenvolvendo um novo conceito, que é o de Parque Marinho”, explicou o presidente do Governo Regional, lembrando que está previsto para breve o afundamento de uma outra corveta da Marinha Portuguesa nos mares do arquipélago.

A corveta Pereira d’Eça foi construída em 1970, tem 1.438 toneladas e 85 metros de comprimento, mas os primeiros mergulhos só serão autorizados assim que terminarem os trabalhos de estabilização do navio no fundo do oceano e após uma verificação minuciosa da Marinha Portuguesa.

O Scuba Diving, entidade responsável pela gestão deste novo recurso turístico no domínio do mergulho, é uma parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e os hotéis com centro de mergulho nas Ilhas da Madeira e Porto Santo.