A primeira-ministra britânica pediu “tempo” aos líderes europeus para preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, disse esta quinta-feira o porta-voz do gabinete de Theresa May.

A nova chefe do Executivo de Londres falou na quarta-feira à noite com a chanceler alemã, Angela Merkel, com o chefe de Estado francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, acrescentou a mesma fonte.

Em todas as conversas telefónicas, “a primeira-ministra enfatizou o seu compromisso no sentido do cumprimento da vontade dos britânicos em abandonar a União Europeia”, indicou o porta-voz de Downing Street.

“A primeira-ministra explicou que necessitamos de tempo para preparar as negociações e manifestou-se confiante sobre os contactos que devem decorrer com espírito construtivo e positivo”, disse ainda a fonte do gabinete da chefe do Governo britânico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No contacto com Angela Merkel, as duas governantes concordaram que estão a favor do estabelecimento de “uma relação construtiva”, tendo, ao mesmo tempo, reconhecido a “importância na cooperação” mútua.

Segundo a fonte do n.º 10 de Downing Street, Theresa May, na conversa mantida com o chefe de Estado francês, François Hollande, destacou a relevância da relação bilateral em matérias como a segurança, defesa e controle fronteiriço.

“A primeira-ministra endereçou os melhores cumprimentos ao Presidente (François Hollande) e ao povo francês pelo Dia da Bastilha (que se comemora esta quinta-feira) e Hollande convidou a primeira-ministra a visitar Paris”, acrescentou.

Na conversa telefónica com o chefe de Governo de Dublin, registou-se consenso na manutenção da “forte colaboração” entre os dois países.

Theresa May nomeou na quarta-feira Philip Hammond como ministro da Economia, Boris Johnson para os Negócios Estrangeiros e Amber Rudd como ministro do Interior, sendo o deputado David Davis o ministro responsável pelas questões relacionadas com a saída do Reino Unido da União Europeia.

O novo Governo tem pela frente a tarefa de negociar a saída da União Europeia, na sequência da vitória do Brexit no referendo realizado no passado dia 23 de junho.