O grupo radical Estado Islâmico (EI) capturou esta quinta-feira 12 pessoas na Síria, por estas não respeitarem a proibição de usar antenas parabólicas no seu autoproclamado califado, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A captura ocorreu através de uma campanha que tem por base procurar e registar casas de infratores. O OSDH anunciou que os membros do corpo de segurança dos radicais irromperam em várias casas da periferia da cidade de Al Raqa, núcleo defensor do EI na Síria, para procurar pessoas que não entregaram à organização as suas parabólicas, bem como recetores de emissões de televisão por satélite.

As 12 pessoas capturadas foram levadas para uma zona de localização desconhecida, disse o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

No princípio de junho, o grupo EI intensificou a sua campanha para interditar uso das antenas parabólicas nos territórios sob o seu controlo, na Síria e no Iraque, com a justificação de aqueles aparelhos servirem para “semear rumores e alienar os muçulmanos da sua religião”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como alternativa, os jihadistas ofereceram aos habitantes nos seus domínios territoriais informação através de “meios islâmicos”, estes proporcionados pelo próprio grupo radical.

Estes meios incluem a rádio Al Bayan, que emite em vários idiomas, o semanário Al Nabaa e a revista mensal Dabiq, bem como outros produtos audiovisuais que o grupo produz e distribui.

O EI declarou em finais de junho de 2014, um califado na Síria e no Iraque, onde conquistou as zonas do norte e centro de ambos os países.