O Governo vai retirar do mercado 2.600 toneladas de hortofrutícolas, para apoiar o setor, e vai enviar os alimentos recolhidos para instituições de solidariedade social que apoiam famílias carenciadas, foi esta quinta-feira divulgado pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura, a medida, “de aplicação imediata, tem como objetivo manter o equilíbrio do mercado, canalizando estes géneros alimentares para instituições de apoio social, beneficiando dessa forma famílias carenciadas”.

Esta retirada de hortofrutícolas divide-se em duas tranches específicas: uma de 1.100 toneladas que se destina apenas à compra de peras e maçãs; outra de 1.500 toneladas que se destina à aquisição de outros produtos hortofrutícolas.

“Em função do resultado desta operação”, o ministro da Agricultura admite vir a poder retirar mais 1.500 toneladas de hortofrutícolas do mercado numa segunda fase.

O comunicado emitido pelo gabinete de Capoulas Santos salienta “que haverá um limite por operador e por período quinzenal que se situa nos 10% do valor da tranche a que respeita o produto em causa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR