O preço de um dólar norte-americano nas ruas de Luanda fixou-se há três semanas nos 570 kwanzas (três euros), ainda três vezes e meio acima da taxa oficial de câmbio definida pelo Banco Nacional de Angola.

Numa ronda feita esta quinta-feira pelas ruas da capital angolana, a agência Lusa reconfirmou relatos de um alegado abrandamento da vigilância policial sobre quem faz a negociação de dólares, uma prática ilegal, mas a única alternativa face à falta de divisas nos bancos.

Apesar de ainda percetíveis alguns receios por parte de quem negoceia, tendo em conta as detenções conhecidas em junho, a Lusa facilmente encontrou quem vendesse dólares um pouco por toda a cidade e com relatos de que, apesar das dificuldades, “os dólares estão a aparecer”.

É o caso do bairro do São Paulo, onde comprar uma nota de dólar custava hoje 580 kwanzas. Na Mutamba, no bairro do Prenda ou no dos Mártires de Kifangondo, outros pontos centrais de Luanda para a venda de dólares na rua, as ‘kinguilas’ — como são conhecidas as mulheres que se dedicam a este negócio — pediam 570 kwanzas para vender a nota de um dólar (cerca de três dólares).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na prática, desde a última semana de junho que os preços do mercado de rua seguem praticamente inalterados, tendo em conta os levantamentos semanais realizados pela Lusa.

Algumas dessas ‘kinguilas’ confirmaram à Lusa a tendência de queda dos preços, face aos mais de 600 kwanzas que chegaram a ser pedidos na primeira quinzena de junho.

Ainda assim, são preços especulativos de quem vende, que, em muitos casos, como trabalhadores expatriados, é a única forma de ter acesso a divisas no atual contexto de crise económica, financeira e cambial, decorrente da quebra nas receitas petrolíferas.

Só desde setembro de 2014, a moeda nacional angolana desvalorizou-se em mais de 40%, face ao dólar norte-americano, para 166 kwanzas para um dólar, à taxa oficial, muito longe dos valores do mercado paralelo.

O Banco Nacional de Angola (BNA) recomendou em maio um “maior controlo e responsabilização dos agentes promotores do mercado informal de moeda estrangeira” por parte da polícia.

Segundo informação desta semana do Ministério das Finanças, as reservas internacionais angolanas – moeda estrangeira que permite nomeadamente a aquisição ao exterior de matéria-prima para as indústrias e produtos alimentares – caíram cerca de seis mil milhões de euros desde 2014, desceram em junho para 24 mil milhões de dólares (21,6 mil milhões de euros).

Ainda assim, segundo o Governo angolano, suficiente para cobrir 08 meses das atuas necessidades de importação do país.

A preocupação com as consequências da situação cambial atual foi enfatizada a 14 de junho por Ricardo Velloso, chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que esteve em Luanda para negociações de um programa de assistência solicitada pelo Governo angolano.

“Não olhamos a taxa de câmbio no mercado paralelo como uma indicação do que deve ser a taxa de câmbio oficial, ainda há muita especulação e pressão pontual nesse mercado, que é muito limitado. Mas há espaço, do ponto de vista da taxa oficial, para mais ação por parte do BNA, para diminuir a pressão que existe”, apontou o economista brasileiro.

Admitiu igualmente que as “restrições administrativas existentes para aceder a divisas à taxa oficial”, tendo em conta que os bancos não disponibilizam e os leilões do BNA são reduzidos face à procura, “constituem um constrangimento à atividade e diversificação económicas” e “precisarão de ser levantadas gradualmente”.

“A nossa recomendação também é que o BNA use um pouco mais das suas reservas internacionais para diminuir a pressão que existe a curto prazo”, disse.

PVJ // ARA

Lusa/Fim