A candidatura de José Eduardo dos Santos à sua própria sucessão como presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) foi a única formalizada no partido até ao final do dia de quinta-feira, prazo limite para apresentação de listas.

A informação foi avançada esta sexta-feira à agência Lusa por fonte da subcomissão de candidaturas do MPLA, seguindo-se a confirmação formal da mesma, em cerimónia pública, nos próximos dias.

A eleição para presidente do partido decorrerá no VII congresso ordinário do MPLA, agendado para 17 a 20 de agosto próximo, em Luanda, antecedendo as eleições gerais em Angola, previstas para 2017.

Contudo, José Eduardo dos Santos anunciou em março que se retira da vida política ativa em 2018, quando completará 76 anos, mas não adiantou em que moldes.

A candidatura de José Eduardo dos Santos, igualmente chefe de Estado angolano desde 1979, deu entrada nos órgãos do partido a 30 de junho, pelas mãos do vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, que a considerou como “a opção mais acertada” para os militantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Longe de ser um privilégio, o cargo de presidente do MPLA acarreta um somatório de encargos e responsabilidades que exigem fortes qualidades de liderança, dedicação, inteligência, sentido de conciliação, tolerância e experiência partidária”, disse, na ocasião, Roberto de Almeida.

Entre outras questões, os 2.591 delegados ao próximo congresso – eleitos nas últimas semanas em todas as 18 províncias juntamente com os secretários provinciais do partido -, que se realiza em Luanda entre 17 e 20 de agosto, vão eleger o presidente do MPLA e o Comité Central, preparando as eleições gerais de 2017.

José Eduardo dos Santos nomeou no início deste mês a filha mais velha, a empresária Isabel dos Santos, para presidente do conselho de administração da empresa concessionária estatal do setor dos petróleos, Sonangol.

Isabel dos Santos assume-se publicamente como militante do MPLA desde 1992 e está a ser apontada por alguma imprensa local como possibilidade para entrar no Comité Central do partido e mesmo sucessora de José Eduardo dos Santos.

José Eduardo dos Santos é Presidente de Angola desde setembro de 1979, cargo que assumiu após a morte de Agostinho Neto, o primeiro Presidente angolano.