A condução autónoma está, em definitivo, na ordem do dia. Desta feita, foi a Nissan que anunciou a estreia do seu sistema ProPilot, já no final de Agosto, em simultâneo com o início de comercialização, no Japão, do novo Serena. Já os consumidores europeus terão de esperar pela chegada do renovado Qashqai para acederem a esta tecnologia, já que este foi o modelo eleito pela marca nipónica para introduzir o ProPilot no Velho Continente.

O objectivo do ProPilot é oferecer uma condução mais cómoda e tranquila, particularmente nas viagens mais longas e em situações de tráfego intenso. Todavia, nesta sua primeira versão, está vocacionado para uma utilização apenas em auto-estrada e com trânsito em faixa única – sendo a Nissan a primeira marca japonesa a introduzir no mercado uma solução em que direcção, acelerador e travões podem ser operados de forma totalmente automática.

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A primeira fase do ProPilot será lançada no próximo mês de Agosto, com o início das vendas do novo Nissan Serena no Japão

Fazendo uso de uma tecnologia de processamento avançado de imagens, combinada com uma câmara de filmar, o ProPilot estará apto a reconhecer, rapidamente e com profundidade tridimensional, tanto os veículos que circulam na frente como os marcadores da faixa de rodagem, sendo, assim, capaz de analisar e de interpretar as situações de trânsito e o desenho da via, e de conduzir o veículo de forma precisa.

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Para activar o sistema, basta pressionar um botão no volante, existindo um ecrã específico que informa acerca do estado de funcionamento do dispositivo. Uma vez activo, o ProPilot não só mantém constante a distância para o veículo da frente, independentemente da velocidade a que se circule, e em função da velocidade pré-estabelecida pelo utilizador (entre 30 e 100 km/h), como garante que o automóvel se mantém no centro da faixa de rodagem.

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Já quando o tráfego se imobiliza, o sistema só volta a retomar a marcha quando o condutor volta a pressionar o botão de activação do sistema, ou pressiona ligeiramente o acelerador. Por outro lado, como a versão do ProPilot montada no Serena foi desenvolvida tendo em conta a especificidade da condução no Japão, a Nissan está neste momento a desenvolver estudos sobre as condições de circulação noutros pontos do globo, de modo a que o sistema esteja devidamente adaptado aos mercados onde será lançado – na Europa, já no próximo ano, havendo ainda planos para a sua introdução nos Estados Unidos da América e na China.

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Para 2018, está previsto o lançamento de uma evolução do ProPilot, capaz de assegurar a condução autónoma em mais do que uma via de circulação, por permitir a mudança automática de faixa de rodagem. Ainda assim, só em 2020 deverá chegar a versão mais evoluída do sistema, já capaz de conduzir o veículo, sem intervenção do condutor, em ambiente urbano e nos cruzamentos.