O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o “aviso amarelo”, que está este domingo em vigor no grupo central dos Açores, ao grupo oriental devido à previsão de precipitação e trovoada.

Segundo o IPMA, os aguaceiros “que poderão ser localmente fortes” e a trovoada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, ambas localizadas no grupo oriental do arquipélago devem ocorrer entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa).

Para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico no grupo central continua em vigor, até às 18h00 deste domingo, o “aviso amarelo” referente a precipitação e trovoada.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Contactado pela Lusa fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores garantiu que “está tudo normal por agora”.

A mesma entidade desaconselha a pratica de atividades relacionadas com o mar, bem como passeios à beira mar e recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes ou outros objetos que possam ser arrastados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR