Vinte e sete concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Braga, Porto, Guarda e Vila Real apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros, Sertã (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Miranda do Corvo (Coimbra), Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico de Basto, Guarda e Sabugal (Guarda), Baião (Porto), Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Arouca e Castelo de Paiva (Aveiro), S. Pedro do Sul (Viseu).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura nas regiões do interior Norte e Centro e uma descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte.

O tempo permanecerá quente, com com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira da região Centro até final da manhã. O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 25 km/h) de noroeste no litoral oeste durante a tarde e de leste na Costa Sul do Algarve até meio da tarde.

As temperaturas deverão chegar aos 40.º em Évora e Santarém, que serão os distritos mais quentes do continente, aos 39.º em Castelo Branco e Beja, aos 38.º em Braga e Portalegre, aos 37.º em Viseu e aos 36.º em Bragança e Lisboa.

Coimbra deverá chegar aos 35.º, Faro aos 33.º e o Porto não deverá ultrapassar os 27.º.