O antigo primeiro-ministro australiano Kevin Rudd anunciou esta segunda-feira o seu desejo de entrar na corrida à sucessão do secretário-geral da ONU, pedindo a Camberra para apoiar a sua candidatura.

Rudd, que fala mandarim, dirige em Nova Iorque o Asia Society Policy Institute. Foi chefe do Governo trabalhista australiano entre 2007 e 2010 e novamente em 2013, durante alguns meses.

A lista de candidatos à sucessão de Ban Ki-moon tem vindo a alargar-se. Entre os nomes na corrida figuram os da ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra, da antiga primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e o de António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal e antigo alto comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR). Os candidatos devem receber o aval dos seus respetivos governos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Julie Bishop, disse hoje que Rudd requereu formalmente apoio ao Governo, que está a considerar o seu pedido.

O Conselho de Segurança da ONU começa a 21 de julho a votação por voto secreto para selecionar o novo secretário-geral. Os 15 membros do Conselho devem chegar a acordo em outubro sobre um candidato, o qual será apresentado à Assembleia para confirmar a escolha. O sucessor de Ban Ki-moon deverá assumir funções a 1 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR