O desafio é tentar adivinhar qual é o automóvel por que muitos esperam. E vão ter de continuar a esperar mais uns meses. Se ainda não descobriu com as pistas que já demos, resista mais um pouco à tentação de ver o vídeo. Eis mais uma dica: o modelo em causa é um daqueles automóveis em que nada é o que parece. É fabricado em Inglaterra, mas é de um indiano. Parece um SUV durão, mas é um descapotável delicado. Devia ter chegado a Portugal em Abril, mas tudo indica que as primeiras unidades não vão estar disponíveis antes de Novembro. Ao que apurámos, a sua produção arrancou em Março, mas o controlo de qualidade ainda não consegue garantir o nível pretendido se a cadência da fabricação aumentar. Como os clientes estão cada vez mais exigentes, o raciocínio é simples: mais vale apresentar um carro mais tarde do que mais cedo e com problemas. Assim se explica que o objecto deste desafio tenha chegado aos principais mercados tarde e/ou em pouca quantidade, como é o caso do americano, com os países mais pequenos e periféricos, como o nosso, a ficarem irremediavelmente para trás na lista de espera.

Se já adivinhou, ou se não resistiu e fez “play”, sabe que estamos a falar do novo Range Rover Evoque Convertible, modelo que começou logo por fazer furor mal foi apresentado no Salão de Genebra, em 2012, ainda como concept.

80 fotos

Posicionando-se como um descapotável para todas as estações, o Convertible é, à semelhança dos restantes Evoque, produzido na linha de montagem de Halewood, perto de Liverpool. Laborando em três turnos de 24 horas por dia, os Evoque saem a uma cadência de um em cada 80 segundos, o que dá cerca de um milhar de veículos diariamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 fotos

O Convertible exige mais tempo de montagem, precisamente mais 26 minutos, período em que o veículo abandona a linha de montagem, enquanto uma equipa da Webasto instala os reforços nos pilares A e B, bem como a capota de lona, que depois vai ser capaz de abrir em 18 segundos e a velocidades de até 50 km/h. E porque às vezes os azares acontecem, em caso de capotamento o Evoque Convertible está equipado com dispositivos que protegem os ocupantes. Estão instalados atrás do banco traseiro e abrem em apenas 90 milissegundos.