Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta segunda-feira a bordo de um avião C-130 da Base Aérea do Montijo, numa viagem que adjetivou de “emocionante e motivadora”. A visita do Presidente da República à Base Aérea nº 6 ocorreu poucos dias depois de uma dessas aeronaves ter caído, provocando a morte dos três militares a bordo. Apesar do acidente, Marcelo diz ter “confiança absoluta” na Força Aérea portuguesa.

Sobre o acidente da semana passado, Marcelo afirma que é “cedo para tirar conclusões” e que os dois C-130 do país vão continuar a voar. “Porque a vida continua, o C-130 continua a voar, os operacionais continuam operacionais, a Força Aérea continua a cumprir a sua missão e o comandante supremo das Forças Armadas veio aqui dizer que está ao lado dessa missão com confiança absoluta”, reforçou o Presidente da República à Rádio Renascença.

A viagem durou 15 minutos e, prometeu o chefe de Estado português, não se ficará por aqui: Marcelo Rebelo de Sousa pretende voltar a subir a um daqueles aviões das forças armadas na próxima deslocação oficial às regiões autónomas. No entanto, de acordo com a RR, a hipótese de adquirir aeronaves KC-390, um novo modelo desenvolvido pelo grupo brasileiro Embraer, está em cima da mesa: “Essa é uma questão que se colocará a seguir, não no dia de hoje, mas que certamente está no pensamento dos responsáveis”.

Veja as imagens da viagem de Marcelo Rebelo de Sousa fornecidas pela Presidência da República (fotografias de Miguel Figueiredo Lopes) na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR