A baleia jubarte, também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora é uma impressionante espécie de cetáceo que pode chegar a medir 17 metros em idade adulta e o seu peso pode atingir as 40 toneladas. Quando saltam, conseguem erguer quase todo o seu corpo fora de água, o que faz desta uma espécie muito popular para o whale watching.

E foi exatamente isso que um grupo de turistas que queria avistar cetáceos na costa de Sydney teve a oportunidade de testemunhar. Mas o susto deve ter sido tão grande que nem conseguiram desfrutar o momento. Isto porque a baleia, que em idade adulta pode atingir o comprimento de um prédio de cinco andares, saltou a muito poucos metros de distância do barco onde estavam.

O incrível incidente por John Goodridge, que estava numa embarcação a cerca de 500 metros do local e conseguiu tirar uma fotografia. Goodridge conta que quando a baleia voltou a entrar na água, o barco mais próximo abanou “como uma rolha de cortiça”. O whale watcher conta que é comum que estes animais tenham curiosidade quando avistam embarcações, mas não costumam aproximar-se tanto, conta a BBC.

As baleias jubarte estão a migrar para o norte, para a zona de Queensland, na Austrália. Entre setembro e novembro rumam novamente ao sul, para a Antártida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR