Até quem não pesca nada do assunto dificilmente contestará que o Bentley Bentayga é, actualmente, o mais luxuoso e exclusivo SUV do mundo. Pelo menos, até à chegada do seu rival da Rolls-Royce. E também não devem ser muitos os seus proprietários a estar na disposição de sujeitá-lo a uma utilização verdadeiramente radical, por muitos que sejam os seus atributos para evoluir fora de estrada. Mais raro ainda seria, porventura, admitir a hipótese de haver alguém que considerasse que este é o automóvel ideal para ir à pesca. Mas não foi essa a opinião da Bentley, nem dos responsáveis pela Mulliner, a sua divisão de personalização e de veículos especiais, que decidiram criar uma versão especial do modelo, anunciada como a companhia perfeita para passar um dia no rio, de cana em punho, a praticar a milenar arte da pesca à mosca.

O Bentayga Fly Fishing conta com uma instalação que inclui todo o equipamento e acessórios necessários para satisfazer mesmo o mais exigente dos praticantes da pesca à mosca. Sob a chapeleira foram montados quatro tubos especiais, revestidos a pele, dentro dos quais estão as várias secções que compõem a cana de pesca. No painel interior direito da bagageira, uma bolsa, construída na mesma alcatifa que reveste o piso, alberga dois sacos, também em pele, onde se encontram outras tantas redes de pesca.

116096_broadcast13

No espaço normalmente reservado às bagagens estão os três elementos fundamentais do Bentayga Fly Fishing (para não variar, todos eles revestidos a pele, com pesponto cruzado em forma de losango no topo): um baú impermeável, uma caixa refrigeradora e uma caixa de apetrechos de pesca. Estas duas últimas assentando numa estrutura deslizante, para mais fácil acesso às mesmas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No interior da caixa de apetrechos encontra-se uma prateleira em madeira de raiz de nogueira envernizada, que contém desde anzóis de diferentes tamanhos e formatos, e respectivos acessórios, às ferramentas necessárias para os montar. Sob a prateleira encontram-se quatro caixas de carretos construídas em alumínio maciço maquinado, revestidas a pele com os tais pespontos cruzados.

Quanto à caixa refrigeradora, cujo interior também é revestido na mesma pele, contém três garrafas metálicas e um conjunto de talheres em fina porcelana da China, assim como um compartimento independente para albergar a comida. Passível de ser retirada do veículo, pode servir como banco, enquanto se almoça ou espera que o peixe morda o anzol…

Por fim, o baú impermeável promete ser o local ideal para arrumar as botas e as perneiras – isto se alguém estiver disposto a fazê-lo num recipiente construído em madeira, totalmente fabricado à mão e, para não variar, revestido a pele da mais elevada qualidade. Menos mal que é forrado a neoprene, o que sempre garante que o interior é à prova de água.

116096_broadcast17

Mas este Bentayga Fly Fishing não serve “só” para ir à pesca. Para que o SUV mantenha toda a sua versatilidade de utilização, todos os acessórios criados pela Mulliner são removíveis, de modo a que a mala ofereça a mesma capacidade que em qualquer outro Bentayga. E ainda existem alguns “mimos” adicionais, como o piso da mala impermeável, a protecção da embaladeira do portão traseiro ou o desumidificador electrónico, que garante que toda a área da bagageira se mantém sempre fresca e seca.

Adicionalmente, este é o primeiro Bentayga a oferecer as chamadas luzes de boas-vindas, instaladas sob as portas, e que projectam no chão os logótipos da Bentley e da Mulliner sempre que estas são abertas. E para que nada falte aos mais exigentes, qualquer logótipo ou elemento gráfico mais personalizado pode ser solicitado aquando da encomenda de um Bentayga. Assim, até dá vontade de ir à pesca…