O músico britânico Seal atua esta quarta-feira no festival cooljazz, em Oeiras, no único concerto do festival a realizar-se no Parque dos Poetas, com a primeira parte a ser assegurada pelos HMB.

O cooljazz cumpre o seu quarto dia de festival, depois de já terem atuado Jill Scott, Frances e The Cinematic Orchestra.

Esta noite será a vez da atuação de um dos grandes nomes do festival, o britânico Seal, a celebrar 25 anos de carreira, que atuou em Portugal a última vez em 2011, em Cascais, também no âmbito do cooljazz.

Seal, que editou no ano passado o álbum “Seal 7”, atua no Parque dos Poetas, no Estádio Municipal de Oeiras. O álbum vai estar em destaque, bem como outros êxitos da sua carreira, que o celebrizaram ao longo dos últimos anos, como “Killer”, “Crazy”, “Kiss from a rose”, “Prayer for the dying” ou “Color”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nascido no bairro londrino de Paddington, de regresso ao palco do edpcooljazz, Seal é “um cantor e compositor reconhecido pela singular mistura que imprime às suas canções, com os vários ritmos ‘soul’, ‘folk’, ‘dance’, ‘rock’ e ‘pop’, num exercício único e criativo em que expressa a experiência cheia de amor através da música”, refere a organização do festival.

Olusegun Olumide Adeola Samuel, o nome de registo de Seal, iniciou a carreira musical em finais da década de 1980, atuando em algumas bandas inglesas de “soul music”, tendo-se destacado no panorama britânico. O single “Killer” vendeu mais de cinco milhões de cópias e “colocou-o na ribalta em toda a Europa”.

Em 1991, Seal assinou contrato com uma discográfica e editou o primeiro álbum em nome próprio, “Seal”, do qual a canção “Crazy” foi uma das dez mais tocadas nos Estados Unidos.

O seu segundo trabalho, que o tornou mundialmente conhecido, surgiu em 1994. Este álbum – “Seal II” – vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, e valeu-lhe dois Grammy em 1996: de Melhor Música, por “Kiss from a rose”, e o de Melhor Intérprete Masculino.

Desde então, Seal já arrecadou três Brit Awards, na categoria de melhor cantor masculino, quatro Grammy e um MTV Video Music Award.

Em 1998, editou “Human Being”, que inclui temas como “Lost my faith” e “Colour”. Depois de um interregno sem gravar, Seal regressou em 2003, com o álbum “Seal IV”, seguindo-se “Live in Paris”, “One night to remember”, “System”, “Soul”, “Commitment” e “Soul 2”.

Na 13.ª edição de cooljazz vão ainda atuar, Stacey Kent e Marta Ren, Koop Oscar Orchestra e Nouvelle Vague, Omara Portuondo e Diego el Cigala e Marisa Monte com Carminho.

O cooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275 mil espetadores. À última edição assistiram 46 mil espetadores, em sete dias de concertos.