Deixa ver se adivinho: és um jovem estudante que concluiu o 12.º ano e se vai candidatar ao ensino superior. Acertei? Ou então, espere, também pode ser pai ou mãe de um aluno que se vai candidatar e está igualmente nervoso. Será? A verdade é que este guia que o Observador preparou serve tanto para um como para outro. Por isso, continue a ler, e carregue, mais lá em baixo, em cima de cada botão.

Já a partir da madrugada desta quinta-feira arranca a primeira fase de candidaturas ao ensino superior. Este ano vão ser disponibilizadas 50.688 vagas, mais 133 do que no ano anterior, e nós mostramos-te como estão distribuídas pelas várias instituições, bem como as médias de entrada mais altas e mais baixas. Ajudamos-te ainda a ter noção de quais os cursos com mais e menos empregabilidade, assim como as instituições que te podem dar mais ou menos garantias de empregabilidade.

E é precisamente este fator que, muitas vezes, vem introduzir mais confusão à cabeça do decisor, ou seja, à tua cabeça. Foi por isso que decidimos recuperar um artigo com algumas dicas para decidires em consciência: deves ouvir o coração, sem esquecer a cabeça. E lembra-te que é sempre possível voltar atrás na decisão. Exemplos disso não faltam, como podes ver nos artigos dos jovens que mudaram de curso a meio ou que concluíram o curso e começaram a trabalhar numa área diferente. Os psicólogos sublinham que não deve ser criada demasiada pressão neste momento de escolha. E se estiveres mesmo com muitas dúvidas ou não tiveres nota para entrar no curso que desejas podes fazer um ano de pausa como a Joana, o Gonçalo e o Guilherme.

O fator custo é (muito) importante e por isso fizemos também um levantamento de quanto custa estudar de norte a sul do país e dos apoios que existem e aos quais podes tentar aceder.

Para mais informações podes sempre consultar o site da Direção-Geral do Ensino Superior, onde terás de ir para preencher a tua candidatura online, ou o portal do Infocursos, onde encontrarás dados sobre os cursos que estiveram a funcionar em 2015/2016.

Carrega em cima de cada um dos 11 botões para leres o respetivo texto:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR