Três militares franceses foram mortos na Líbia, indicou esta quarta-feira o Ministério da Defesa francês, que confirmou, assim, pela primeira, vez a presença de soldados gauleses em território líbio.

“O Ministro da Defesa (francês), Jean-Yves Le Drian, lamenta a perda de três sub-oficiais que morreram em serviço na Líbia”, indica o ministério num comunicado, em que não adianta mais pormenores sobre o incidente.

“(O ministro) saúda a coragem e o denodo desses militares ao serviço da França que cumprem, todos os dias, missões perigosas contra o terrorismo”, acrescenta-se no documento.

Até hoje, a França apenas admitia que os seus aviões militares sobrevoavam a Líbia para recolher informações, nunca tendo confirmado a presença de forças especiais francesas, lembrou esta quarta-feira diário parisiense Le Monde.

Após a queda do regime de Muammar Kadhafi, em agosto de 2011, a Líbia está entregue a milícias armadas e minada por lutas pelo poder e por violência que têm favorecido o incremento dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR