As chuvas fortes que esta semana atingem o norte da China já causaram pelo menos 19 mortos e 72 desaparecidos, informaram esta quinta-feira as autoridades de várias províncias, através da agência noticiosa oficial Xinhua.

A província de Hebei, vizinha de Pequim, e a mais afetada pelo temporal, revelou que pelo menos 14 pessoas morreram e 72 encontram-se desaparecidas.

As autoridades locais de Hebei emitiram, na quarta-feira, o nível de alerta vermelho, o mais alto de uma escala com quatro cores.

Segundo o Governo local, a chuva causou estragos em 19 condados, além de danificar 11 barragens, duas centrais hidroelétricas e 112 centrais de telecomunicações.

Já em Henan, cerca de 100 mil pessoas da cidade de Anyang tiveram de ser realojadas temporariamente após três barragens terem excedido o nível máximo de água.

O Presidente chinês, Xi Jinping, apelou esta quinta-feira a que não se poupem esforços para enfrentar os temporais e inundações que, à semelhança de anos anteriores, afetam a China desde maio e que causaram já, pelo menos, 300 mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR