A ponte 25 de Abril regista esta quinta-feira um forte buzinão de protesto contra o pagamento de portagens durante o mês de agosto, como constatou a Lusa no local.

A ação de protesto, que se iniciou por volta das 8h00, foi promovida pela Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul (CUTMS), que instalou cartazes no viaduto do Pragal, situado antes da praça das portagens a apelar ao buzinão.

“Isto começou mais cedo do que estávamos à espera porque os carros começaram a buzinar logo a partir do momento em que colocamos os cartazes aqui no viaduto”, disse à Lusa Luísa Ramos,da CUTMS.

O buzinão de protesto será efetuado sobretudo pelos automobilistas que seguem no sentido sul-norte, antes de efetuarem o pagamento da portagem. Mesmo assim, há veículos a buzinar também no sentido norte-sul e no viaduto do Pragal.

Segundo a comissão de utentes, no atual quadro político, resultante da nova correlação de forças na Assembleia da República, é “absolutamente necessário, justo e inadiável”, que o Governo em funções reponha, em agosto, a isenção do pagamento das portagens na Ponte 25 de Abril, tal como acontecia antes de 2011.

A CUTMS refere ainda que enviou ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, um pedido de isenção das portagens em agosto.

“Lamentavelmente não se dignou a responder”, referiram à Lusa os membros da comissão de utentes que vão manter o protesto contra as portagens durante as “próximas horas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR