O grupo extremista Estado Islâmico ameaçou intensificar os ataques contra a França com um vídeo colocado esta quarta-feira nas redes sociais, em que aparecem dois ‘jihadistas’ francófonos.

Os dois ‘jihadistas’ francófonos felicitaram o autor do ataque em Nice que fez 84 mortos na noite de 14 de julho, e procederam à decapitação de dois homens que acusaram de espionagem.

O vídeo foi gravado pelo EI na província iraquiana de Ninive (norte) onde o grupo controla o território, segundo as informações do centro norte-americano de vigilância dos ‘websites’ islamitas (SITE).

Falando em francês ao Presidente e ao Governo da França, um dos dois membros do EI ameaçou intensificar os ataques.

O EI reivindicou no sábado o ataque a Nice, afirmando que foi uma “resposta aos apelos dos países que formam a aliança” ‘antijihadista’ no Iraque e na Síria. A França faz parte dessa aliança liderada pelos Estados Unidos.

Especialistas estimam que o EI não organizou diretamente os recentes ataques na França ou na Alemanha, mas que os autores poderiam ter-se inspirado neles e que o grupo procurará reforçar a sua imagem de terror, reivindicando-os.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR