Um jornalista ucraniano morreu por causa de uma bomba colocada no seu carro, em Kiev. Pavel Sheremet, bielorrusso, preparava-se para conduzir a caminho do trabalho na Radio Vesti, onde tem um programa matinal, quando uma bomba rebentou logo que ligou o automóvel. O ataque deu-se às 7h45 (hora local) e Pavel morreu pouco depois.

O homem de 44 anos era um premiado jornalista de investigação e um dos mais reconhecidos na área. Sheremet trabalhava também no Ukrainska Pravda, o mais conhecido site de jornalismo de investigação, destaca o Financial Times.

Pavel era muito crítico em relação à liderança da Ucrânia e dedicou-se a investigar políticos e milionários poderosos na Rússia. Criticava também a repressão na Bielorússia e era amigo do líder da oposição russa, Boris Nemtsov, assassinado em 2015 em Moscovo. Já tinha recebido um prémio de Liberdade de Imprensa pela Comissão de Proteção de Jornalistas.

O jornalista chegou a revelar à Reuters que recebeu ameaças do Governo russo e que sentia que, em Kiev, os jornalistas não eram bem-vindos. Ainda assim, o Presidente ucraniano desresponsabilizou-se deste caso e apontou intenções a quem o fez: “Parece-me que isto foi feito com uma coisa em mente — desestabilizar a situação no nosso país”, justificou. A morte de Pavel ressuscita memórias da morte de um diretor do mesmo site, há mais de uma década, destaca o Financial Times.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR