A edição deste ano da Volta à França é a 13ª consecutiva em que a Skoda é patrocinadora oficial da mais célebre prova do ciclismo mundial. Com uma nuance: em 2016, também a concepção dos troféus que serão entregues aos vencedores do Tour, no próximo Domingo, nos Campos Elísios, em Paris, ficou a cargo da marca checa.

São quatro os destinatários da nova escultura: o vencedor à geral (a famosa camisola amarela), o sprinter vencedor da classificação por pontos (camisola verde), o melhor ciclista jovem (menos de 26 anos, camisola branca) e o líder da montanha (a não menos célebre camisola com bolas).

A tarefa de criação dos troféus foi entregue a um grupo de designers do construtor sediado em Mladá Boleslav, enquanto a produção ficou a cargo da prestigiada Lasvit. O resultado final é já considerado uma obra-prima da arte checa de trabalhar o vidro. Construídos em cristal, os troféus têm 60 centímetros de altura e pesam cada um 4 kg, prestando homenagem às origens da empresa, que começou por construir bicicletas, já lá vão 121 anos. Já a inspiração dos artistas foi, justamente, a forma de uma roda de bicicleta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR