O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, instou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, a investigar os autores da tentativa falhada de golpe da passada sexta-feira, de modo a respeitar os processos democráticos.

“O vice-presidente instou a que as investigações contra os autores do golpe sejam feitas de forma a reforçar a confiança nas instituições democráticas e no estado de Direito”, informou a Casa Branca em comunicado.

Biden manteve uma conversa telefónica com Yildirim, reiterou o apoio dos Estados Unidos ao Governo de Recep Tayyip Erdogan e ofereceu-se para colaborar na investigação do golpe.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o Presidente, Recep Erdogan, e o Governo recuperaram o controlo do país no sábado. O último balanço do Governo turco aponta para 308 mortos entre revoltosos, civis e forças leais a Erdogan e mais de 1.400 feridos.

Segundo o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, mais de 7.500 pessoas foram detidas no âmbito do inquérito à tentativa de golpe de Estado na Turquia, incluindo 6.038 militares, 755 magistrados e 100 agentes da polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR