As empresas têm até esta sexta-feira para entregarem, através do Portal das Finanças, a declaração da Informação Empresarial Simplificada (IES) de 2015, sem quaisquer penalizações.

O prazo para as empresas apresentarem a IES terminava inicialmente a 15 de julho, mas as Finanças decidiram prolongá-lo até esta sexta-feira, argumentando que, como “a disponibilização da aplicação de submissão da declaração relativa ao ano de 2015 ocorre ligeiramente mais tarde do que no ano anterior, foi decidido permitir a entrega da mencionada declaração, até ao próximo dia 22 de julho, sem quaisquer acréscimos ou penalidades”.

Esta decisão das Finanças surgiu depois de o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados ter denunciado que a aplicação para as empresas submeterem a declaração da IES de 2015 ainda não estava disponível no portal.

A IES é uma forma de as empresas entregarem, por via eletrónica, as obrigações declarativas de natureza contabilística, fiscal e estatística.

Com a introdução da IES, e ao contrário do que se verificava no passado, toda a informação que as empresas têm de prestar relativamente às suas contas anuais passa a ser transmitida num único momento e perante uma única entidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR