O superdesportivo AM-RB 001 desvendado há cerca de duas semanas, no âmbito da parceria entre a Aston Martin e a equipa de Fórmula 1 Red Bull Racing, poderá não ser o único modelo do género com motor em posição central a fazer parte da oferta do fabricante de Gaydon. É que, segundo avisa o director de design da Aston Martin, Marek Reichman, “tudo o que nós fazemos nos Projectos Especiais, é sempre encarado como o ponto de partida para mais qualquer coisa. Nós nunca fazemos algo e depois, simplesmente, abandonamo-lo”.

Recordando o caso do One-77, que acabou sendo uma espécie de antecipação aquilo que viria a ser o DB11, Reichman defende, em declarações reproduzidas pela Car Advice, que o AM-RB deve ser encarado “como o percursor da ideia do veículo com motor em posição central, enquanto parte da oferta concebida ao abrigo do plano Second Century”. Contudo e apesar deste interesse em novas soluções, Marek Reichman também reconhece que um novo superdesportivo Aston Martin com motor central “só lá mais para a frente, a partir de 2020 ou mais”.

Sobre o AM-RB 001, o director de design revela que o modelo contará com um V12, mas não o 5,2 litros utilizado no DB11. Será, sim, um bloco “mais pequeno”, mas capaz de atingir as 11 mil rotações. Recorde-se que o AM-RB será o novo topo-de-gama da Aston Martin, com produção limitada a um total entre 99 a 150 unidades homologadas para utilização em estrada (mais 25 unidades para utilização exclusiva em pista), e um preço a rondar os 1,2 milhões de euros. Quanto à entrega das primeiras unidades aos clientes, só deverá acontecer em 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR