Dezanove concelhos dos distritos de Santarém, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Faro apresentam hoje o risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos, Mação e Sardoal (Santarém), Sertã, Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Góis, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Monchique (Faro), Sernancelhe e Vila Nova de Paiva (Viseu).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sexta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o perigo de incêndio florestal devido às previsões de tempo quente e seco, com temperaturas que podem chegar aos 40 graus nas regiões do interior centro e sul.

O IPMA colocou hoje em aviso ‘Amarelo’ 17 distritos de Portugal Continental, tendo em conta a persistência de valores elevados de temperatura máxima.

Faro é o único distrito que está com hoje aviso ‘Verde’.

O IPMA prevê para hoje uma subida rápida e muito significativa da temperatura.