A Solid Dogma, agência especializada em criar objectos únicos para as marcas, e a Seat juntaram-se num projecto com o intuito de homenagear Cascais e, sobretudo, a forte ligação da vila ao mar. Daí resultou um filme, protagonizado pela actriz Sara Matos ao volante do novo SUV da marca espanhola, e uma escultura, que está exposta no Bairro dos Museus, na via pública, em frente ao Centro Cultural da vila. A obra, oferecida a Cascais, representa a imagem de um pescador e combina o talento de Pedro Pires, director criativo da Solid Dogma, e de Alexandre Farto – Vhils, como é conhecido na cultura “graffiti”.

O director-geral da Seat Portugal, Marc Bisbe, Alexandre Farto e Pedro Pires, da Solid Dogma Teresa Lameiras, directora de Marketing e Comunicação da Seat Portugal, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz

O director-geral da Seat Portugal, Marc Bisbe, Alexandre Farto e Pedro Pires, da Solid Dogma, Teresa Lameiras, directora de Marketing e Comunicação da Seat Portugal, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz

“O desafio foi-nos lançado pela Câmara de Cascais, para desenvolver uma peça que pudesse servir de homenagem à figura do pescador, que é, no fundo, o protagonista das Festas do Mar”, declara Pedro Pires, acrescentando que este tipo de trabalho é sempre “desafiante e único”. A opção da Solid Dogma passou por criar, “primeiro, um documento em vídeo”, e depois “uma peça que perdure na memória de Cascais e na memória do país”. Era também este o objectivo da Seat. “Com o lançamento deste produto tão importante para nós, o primeiro SUV da Seat, procurámos encontrar aquilo a que internamente chamávamos um evento ‘uau’: alguma coisa muito diferenciadora que deixasse marca”, explica a directora de Marketing da Seat Portugal, Teresa Lameiras.

[jwplatform 5N08o0NG]

No filme, Sara Matos conduz o Ateca numa “viagem” por Cascais, combinando cenários de cidade, mar e montanha. “Foi uma grande experiência! Conduzir o Seat Ateca foi fantástico, pois tinha já muita curiosidade, uma vez que dei voz aos ‘spots’ de publicidade para o lançamento e ao filme de produto”, partilha a actriz. “É muito fácil de conduzir, com uma excelente posição de condução e com um sem-número de funcionalidades e tecnologia. Adorei a abertura e o fecho da mala com o pé e o carregador por indução do telemóvel”, referiu Sara Matos, no final das filmagens. Veja o making of.

[jwplatform xCu0cNW5]