Um incêndio deflagrou neste domingo às 18h10 em Couto de Baixo, concelho de Viseu, estando já envolvidos 138 operacionais no combate às chamas, informou o comandante operacional distrital. Lúcio Campos disse à agência Lusa que este fogo florestal e um outro ativo no concelho de Resende eram, às 19h45, “as duas situações mais preocupantes” na zona do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

Em território da União das Freguesias de Couto de Baixo e Couto de Cima, o fogo está a ser combatido por 138 operacionais, com 21 viaturas e um helicóptero, mas “foi pedido um reforço dos meios aéreos”, estando dois aviões pesados a caminho do local. “É um terreno bastante difícil, com pedras, e há muito vento”, adiantou Lúcio Campos.

Em Mogueira, município de Resende, o incêndio que eclodiu às 16:15 “já está a ceder ao combate e contamos que em breve seja dado como dominado”, referiu. Neste caso, o fogo atingiu “uma dimensão considerável e alguma intensidade”, devido ao vento e ao acidentado do terreno. “O panorama agora já é bastante mais animador”, segundo o comandante operacional de Viseu.

Ao fim da tarde, estavam ainda no local 69 operacionais, com 14 viaturas, apoiados por um helicóptero ligeiro e um pesado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR