Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Muitos foram os que, então, ficaram deslumbrados. Mas também não faltaram os mais reticentes, os que não vislumbraram grande sentido num modelo que associava o conceito coupé a SUV, sublinhando, acima de tudo, a sua falta de sentido prático. A verdade é que dez anos passaram sobre o Salão de Frankfurt de 2007, o local eleito pela BMW para revelar oficialmente ao mundo o X6, aquele que pode ser considerado o pioneiro entre os SUV em formato coupé, e ainda hoje a grande referência do mercado na sua categoria.

De tal forma o modelo bávaro de impôs, que à concorrência mais não restou do que seguir as suas passadas, ainda que com cerca uma década de atraso, ou até mais: somente em 2015 a Mercedes deu a conhecer o GLE Coupé, e à Audi ainda faltarão cerca de três anos para lançar a versão de produção em série do protótipo e-tron quattro concept, revelado em Detroit e que se espera venha a adoptar a designação Q6.

Com o passar do tempo, o tal carácter prático (ou a ausência dele…) dos SUV coupé, obviamente, não se alterou. Mas a verdade é que se a moda dos SUV veio para ficar, a dos SUV coupé parece não lhe ficar atrás. A BMW já há algum tempo tem em comercialização o X4, rumores existem que apontam para a criação de uma versão idêntica a partir do próximo Série 1 (naturalmente denominada X2), e a “marcação cerrada” a que se assiste entre o construtor de Munique e o seu rival de Estugarda também não terá deixado à Mercedes outra opção que não enveredar pelo mesmo caminho.

E assim surgiu, no Salão de Xangai de 2015, o Concept GLC Coupé, protótipo que rapidamente foi confirmado teria direito a uma versão de produção em série, de seu nome GLC Coupé. A chegada a Portugal já tem data marcada: o próximo mês de Setembro. E ainda que da gama da versão coupé do SUV compacto da casa da estrela façam parte várias opções de motor, de início, no nosso país, estará disponível apenas uma: o GLC 250d 4Matic Coupé, proposto entre nós a partir de 61 150€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR