Muitos foram os que, então, ficaram deslumbrados. Mas também não faltaram os mais reticentes, os que não vislumbraram grande sentido num modelo que associava o conceito coupé a SUV, sublinhando, acima de tudo, a sua falta de sentido prático. A verdade é que dez anos passaram sobre o Salão de Frankfurt de 2007, o local eleito pela BMW para revelar oficialmente ao mundo o X6, aquele que pode ser considerado o pioneiro entre os SUV em formato coupé, e ainda hoje a grande referência do mercado na sua categoria.

De tal forma o modelo bávaro de impôs, que à concorrência mais não restou do que seguir as suas passadas, ainda que com cerca uma década de atraso, ou até mais: somente em 2015 a Mercedes deu a conhecer o GLE Coupé, e à Audi ainda faltarão cerca de três anos para lançar a versão de produção em série do protótipo e-tron quattro concept, revelado em Detroit e que se espera venha a adoptar a designação Q6.

Com o passar do tempo, o tal carácter prático (ou a ausência dele…) dos SUV coupé, obviamente, não se alterou. Mas a verdade é que se a moda dos SUV veio para ficar, a dos SUV coupé parece não lhe ficar atrás. A BMW já há algum tempo tem em comercialização o X4, rumores existem que apontam para a criação de uma versão idêntica a partir do próximo Série 1 (naturalmente denominada X2), e a “marcação cerrada” a que se assiste entre o construtor de Munique e o seu rival de Estugarda também não terá deixado à Mercedes outra opção que não enveredar pelo mesmo caminho.

E assim surgiu, no Salão de Xangai de 2015, o Concept GLC Coupé, protótipo que rapidamente foi confirmado teria direito a uma versão de produção em série, de seu nome GLC Coupé. A chegada a Portugal já tem data marcada: o próximo mês de Setembro. E ainda que da gama da versão coupé do SUV compacto da casa da estrela façam parte várias opções de motor, de início, no nosso país, estará disponível apenas uma: o GLC 250d 4Matic Coupé, proposto entre nós a partir de 61 150€.

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