O acordo estará fechado e o negócio deverá ser anunciado nesta segunda-feira, antes da abertura do mercado. A operadora de telecomunicações norte-americana Verizon vai comprar a Yahoo e bate na corrida quatro outros candidatos que se posicionaram para tentar alcançar o controlo da empresa que detém, entre outros ativos, um dos motores de busca mais populares do mundo. A aquisição vai valer 4,8 mil milhões de dólares [4,4 mil milhões de euros], de acordo com a informação recolhida pela Bloomberg junto de uma fonte que acompanha a transação.

No negócio estarão envolvidos ativos imobiliários detidos pela Yahoo, enquanto os ativos ligados à propriedade intelectual, como patentes, serão vendidos separadamente, segundo a mesma fonte. O anúncio da operação coloca um ponto final a um longo período de especulações sobre o futuro da Yahoo, depois da tentativa falhada da respetiva líder executiva. Marissa Mayer, de reinventar a empresa como uma companhia independente.

A Yahoo manterá em carteira as posições que detém no Alibaba Group, gigante chinês de e-commerce, e na Yahoo Japan Corporation. Na reta final da corrida à compra da Yahoo estiveram o investidor Dan Gilbert, fundador da Quicken Loans e da Rock Financial, a Vector Capital Management, a AT&T e o fundo de private equity TPG.

A empresa que agora muda de mãos apresentou um prejuízo de 537 milhões de dólares [489 milhões de euros] no primeiro semestre de 2016, montante que compara com o lucro de 2,9 milhões de dólares [2,6 milhões de euros] obtido durante os primeiros seis meses do ano anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR