O Jamban Café é um restaurante na Indonésia com uma temática de WC. Os clientes sentam-se e comem em sanitas. Contudo, o grande objetivo anunciado por este estabelecimento é o de promover a higiene.

Localizado em Semarang, na ilha de Java, o tradicional “bakso”, um prato de feito com almôndegas dentro de uma sopa, é colocado no interior de uma sanita. E é a partir deste equipamento que não costuma ser avistado em salas de jantar que os clientes comem. Para as pessoas mais sensíveis, há um saco à entrada do estabelecimento.

A ideia não é completamente nova. Já existem locais assim em Taiwan e na Rússia, mas este modesto restaurante na Indonésia tem um objetivo diferente: alertar as pessoas para a importância da higiene e do bom uso das casas de banho. Um dos clientes confessou que, a princípio se sentiu enojado, mas que acabou por experimentar e a comida soube-lhe bem.

O Jampan, que em indonésio significa casa de banho, abriu em abril de 2016 e o dono, Budi Laksono, que em tempos trabalhou para o governo local como especialista em saúde pública, encoraja as pessoas à sua volta a “tratarem do seu corpo”. Milhões de pessoas na indonésia vivem num nível de pobreza extrema e sem condições de higiene básica. Budi quer que o seu restaurante seja um “lembrete” dessa “triste realidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR