Muito provavelmente, nunca ouviu falar do carro blindado Ferret, um veículo de quatro rodas que os ingleses produziram para o exército entre 1952 e 1971. E, quase de certeza, não conhece as façanhas do americano BJ Baldwin, um antigo piloto de motocross que se tornou no Ken Block do todo-o-terreno (TT), ao ser capaz de fechar partes de cidades para as converter em palcos das suas exibições acrobáticas a bordo de uma pick-up Chevrolet Silverado com 850 cv. Pois bem, o piloto encontrou um novo brinquedo para curtir fora de estrada: o tanque de guerra Ferret.

[jwplatform AHgXBLmJ]

Desta vez, o americano colocou de lado o Trophy Truck que normalmente utiliza – basicamente um buggy com um peso de 2900 kg, chassi tubular e apenas tracção atrás, equipado com suspensões com um curso enorme (70 cm), utilizado em corridas de troféu TT, tipo Baja 1000, prova que Baldwin venceu em 2015. Mas, como não brinca em serviço, o piloto preparou dignamente o Ferret de 59, tendo mantido inclusivamente a torre do canhão, começando por trocar o motor Rolls-Royce de 130 cv que o equipava originalmente – um seis cilindros em linha a gasolina, que lhe permitia atingir apenas 93 km/h – por um imponente V8 com 592 cv.

É claro que a antiga chapa grossa, para oferecer a necessária blindagem, foi substituída por outra mais fina e leve. Outra das alterações foi ao nível do canhão, que embora tenha sido mantido na essência, foi adaptado para disparar um tipo de fateixa, de modo a poder retirar o carro de apuros quando este se atascar, com recurso ao guincho eléctrico.

As quatro rodas motrizes continuam presentes, mas surgem agora duas novas sobressalentes – numa fixação que lhes permite girar livremente, podendo ainda variar a sua altura ao solo – para evitar que o Ferret assente por baixo em alguns obstáculos e fique preso. O resultado final, se bem que não seja tão exuberante quanto o Trophy Truck, não deixa de impressionar. Mas veja os vídeos e decida por você mesmo.

[jwplatform 5jUxSjbY]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR