A Polícia Federal brasileira deteve, esta quarta-feira, Chaer Kalaoun, suspeito de ter ligações com o Estado Islâmico, avança o jornal Estadão. A detenção ocorreu na cidade de Nova Iguaçu, município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O homem terá sido preso por fazer apologia ao Estado Islâmico nas redes sociais. Kalaoun foi encaminhado para a sede da Polícia Federal do estado do Rio de Janeiro, onde ainda permanece. Segundo relata o Estadão, não há, no entanto, qualquer informação sobre o suspeito ter planos de cometer algum ato terrorista durante os Jogos Olímpicos.

Contactada pela Lusa, a Polícia Federal brasileira disse que ainda não tem informações oficiais sobre o caso. Já a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ouvida pelo jornal El País Brasil, afirmou que deve se manifestar sobre o caso ainda esta quinta-feira.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Kalaoun já tinha sido detido em 2014, durante o Mundial de Futebol, por comprar uma arma automática ilegal. O jornal conta ainda que o suspeito chamou a atenção das autoridades por ter um carro BMW e não trabalhar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o jornal O Globo diz que a detenção aconteceu na véspera do Mundial de Futebol de 2014. Segundo a publicação, as autoridades brasileiras descreveram Kalaoun, na altura, como “um indivíduo perigoso”, capaz de causar “risco de morte a si mesmo e a terceiros”. Ele esteve detido durante um mês, quando lhe foi concedida liberdade provisória.

Contactado por O Globo, o advogado do suspeito informou que o acusado é muçulmano e já morou no Líbano com familiares. O advogado negou ainda o envolvimento do suspeito com terroristas. Descendente de libaneses, o detido é brasileiro e trabalha na área do comércio.

A detenção acontece dias depois de outra operação da polícia brasileira, que levou à detenção de 12 suspeitos de planearem ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos, que se realizam entre 05 e 21 de agosto.