O despiste de uma viatura ligeira na província angolana do Moxico provocou oito mortos e dois feridos, informou esta sexta-feira à Lusa fonte do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) de Angola.

O acidente aconteceu na quinta-feira, na Estrada Nacional 180, no percurso entre Lucusse e Luena, no leste do país, a mais de mil quilómetros de Luanda, e envolveu uma carrinha de caixa aberta.

“A viatura entrou em despiste e colheu transeuntes. Morreram ocupantes e pessoas que estavam a caminhar a pé”, indicou a mesma fonte.

O rebentamento de um dos pneus da viatura terá estado na origem do acidente, associado ao excesso de velocidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Duas pessoas retiradas com vida foram transportadas às urgências do Hospital Geral do Moxico (HGM), em Luena, para tratamento médico.

Os acidentes de trânsito são a segunda principal causa de morte em Angola, depois da malária, sobretudo devido, segundo a polícia, à imprudência, condução sob efeito do álcool e ao mau estado de conservação das estradas.

Apenas entre abril e junho morreram nas estradas angolanas 667 pessoas e 2.865 ficaram feridas, em resultado de 2.681 acidentes de viação, segundo dados da Polícia Nacional de Angola.

Ainda assim, registou-se uma redução de 1.159 acidentes, 317 mortos e 703 feridos, comparativamente com o segundo trimestre de 2015, reforça a polícia.