Dois irmãos foram detidos, na sexta-feira à noite, na região de Valónia, na Bélgica, por suspeitas de estarem a preparar um ataque terrorista no país. Nourredine H., de 33 anos, e o seu irmão Hamza H. foram detidos pela polícia belga durante uma operação antiterrorismo de larga escala que decorreu nas cidades de Mons e Liège.

Ao todo, foram feitas buscas em oito casas (sete em Mons e uma em Liège). Não foram encontradas armas nem explosivos durante os raids, que foram ordenados por um juiz especialista em casos de contraterrorismo, de acordo com a France-Presse. Os dois homens vão ser ouvidos por um juiz ainda este sábado, que determinará se deverão continuar detidos.

“Com base nos resultados preliminares do inquérito, parece que não estavam a planear ataques fora da Bélgica”, refere um comunicado emitido pelo procurador federal, citado pela agência de notícias francesa. “Por enquanto não existe ligação com os ataques terroristas” de 22 de março no Aeroporto Internacional de Bruxelas e na estação de metro de Maelbeek, que provocaram 32 mortos.

Esta foi uma das maiores operações policiais na Bélgica do último mês e meio, escreve o El País. Antes desta, apenas de referir a megaoperação levada a cabo em 16 localidades, com a detenção de 12 suspeitos. Apenas três desses foram acusados de crimes relacionados com o terrorismo.

A Bélgica mantém-se em nível de alerta 3 (só um abaixo do alerta máximo), desde os atentados de março, que foram reivindicados pelo Estado Islâmico, e na sequência dos ataques que têm vindo a ocorrer na França e na Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR