A delegação russa para os Jogos Olímpicos de 2016, que começam a 5 de agosto, é composta atualmente por 266 desportistas, disse, este sábado, o ministro russo do Desporto, embora a presença de muitos deles no Brasil seja ainda incerta.

“Neste momento, posso dizer que estaremos representados em 29 disciplinas de 34, com 266 pessoas”, afirmou Vitaly Mutko, numa entrevista ao canal de televisão desportivo Match-TV.

Além dos 67 atletas excluídos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) na sequência da revelação de um sistema de dopagem patrocinado pelo Estado, dezenas de outros desportistas estão impedidos de participar nos Jogos, nomeadamente em remo, natação e luta.

Segundo uma contagem feita pela agência noticiosa francesa AFP, 117 desportistas russos estão identificados como oficialmente excluídos dos Jogos do Rio de Janeiro, ou seja, cerca de um terço na delegação inicialmente prevista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mesma entrevista, Mutko explicou que a Rússia aguarda ainda este sábado uma decisão definitiva sobre a sua equipa de natação, para já amputada de sete elementos.

Na sexta-feira, a Federação Internacional de Halterofilismo baniu os oito membros que compunham a equipa olímpica russa, indicando que o país devia assumir coletivamente o castigo pelos sete controlos positivos obtidos a partir das novas análises às amostras de Londres2012 e Pequim2008.

Mutko insurgiu-se contra a decisão afirmando “deveriam permitir a participação a todos os desportistas de reputação irrepreensível”.

Depois da divulgação do relatório sobre o sistema de doping no desporto russo, o Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu não suspender toda a delegação, atribuindo às federações internacionais o poder de fazer a sua própria triagem.

Algumas federações transmitiram ao COI uma lista dos desportistas russos autorizados a participar nos Jogos, que se realizam de 05 a 21 de agosto, mas serão os responsáveis do COI, que se reúnem hoje e domingo no Rio de Janeiro, a tomar uma decisão final, após parecer de um especialista mandatado pelo Tribunal Arbitral do Desporto.