Pela primeira vez na história, um paraquedista saltou de um avião a 25 mil pés de altitude (o correspondente a 7,620 quilómetros) sem paraquedas. A proeza foi alcançada, este sábado, por Luke Aikins, um norte-americano de 42 anos, com quase 30 anos de experiência e 18 mil saltos na bagagem.

“Estou quase a levitar. É incrível”, afirmou o paraquedista à Fox, que transmitiu em direto o momento, numa das primeiras reações depois do salto, que durou quase dois minutos. Luke Aikins terá chegado a atingir uma velocidade de 193 quilómetros por hora.

Luke caiu numa rede, tipo rede de arrastão usada na pesca, com um terço do tamanho de um campo e futebol, colocada a uma altura equivalente a um prédio de 20 andares, de forma a proporcionar uma queda segura ao norte-americano. Assistindo ao vídeo, lá de cima, a rede parecia mínima. Essa rede foi testada várias vezes com recurso a manequins de simulação.

O desafio foi lançado a Luke por um amigo há dois anos e o salto esteve a ser preparado durante 18 meses, segundo dão conta vários órgãos de comunicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A rede estava instalada em Simi Valley, no estado da Califórnia, onde o esperava a família, nomeadamente a mulher e o filho, que Luke Aikins se apressou a abraçar, mal pisou terreno firme.

Luke Aikins saltou com mais três paraquedistas, que usaram porém paraquedas. Um levava uma câmara, outro levava um mecanismo que libertava fumo, para que as pessoas no terreno pudessem acompanhar a descida e um terceiro levou uma botija de oxigénio para o caso de ser necessário.

Luke começou a saltar aos 16 anos e acumula no currículo 18 mil saltos, tendo já sido protagonista de várias acrobacias, inclusivamente no terceiro filme do Iron Man.

Mas a paixão pelos saltos já vem de família. O seu avô foi cofundador de uma escola de paraquedismo depois de servir na Segunda Guerra Mundial e o pai é dono da Skydive Kapowsin, perto de Tacoma, em Washington.

Além disso, Aikins é ainda conselheiro de segurança da Parachute Association United, onde dá treino de paraquedismo avançado às forças especiais militarizadas de elite.

https://www.youtube.com/watch?v=g8j0YFzmqWc